segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Pós Modernismo - A era da comunicação




Olá pessoal, como foi o feriado de vocês? O tema de hoje traz funcionalidades muito recorrentes em nossa vida como a internet, o celular e outros meios de comunicação. Estamos falando do Design pós moderno ou contemporâneo, que nasceu nos anos 60 e se caracteriza por ser bem humorado, irônico, pela grande oferta de produtos que atendem a diversas demandas, usos, gostos e culturas, pela versatilidade e pelo uso de dispositivos tecnológicos. As tendências do Design pós-moderno vão da busca da recuperação de estilos históricos passados e suas misturas as propostas futuristas.

Esse movimento proporcionou aos designers contemporâneos a oportunidade de se relacionar com outras áreas de estudo, como a biologia e a biotecnologia, a medicina, a engenharia, os sistemas informáticos e a comunicação de maneira transdisciplinar.

Com isso o designer atual requer novas habilidades, entre elas a capacidade de se relacionar com outras áreas do conhecimento enquanto se mantém em dia com as inovações estéticas e tecnológicas.

Agora vamos ver um pouco dos precursores do pós modernimo. O primeiro designer que vamos falar é Shigeo Fukuda. Nascido em Tóquio, Fukuda adora brincar com a ilusão de ótica. Suas obras retratavam elementos relacionados a causas culturais e sociais, destacando a importância do valor de cidadão.


“Não mais guerra “ - Shigeo Fukuda 1968

Shiro Kuramata foi muito conhecido principalmente por seu uso de materiais industriais, como a malha de aço e fio de acrílico para criar interiores arquitetônicos e mobiliário. Criou a cadeira "How High the Moon" (1986) que reflete o amadurecimento da criatividade do Japão pós-guerra.


How High the Moon - 1986

E por fim vamos falar um pouco do Brasil, os irmãos Campana. Onde um arquiteto e um advogado do interior do Brasil se tornaram os designers brasileiros mais aclamados da atualidade. Esses são Fernando e Humberto Campana.
Nas obras dos Irmãos usa-se bastante à reutilização de materiais como plástico bolha, cordas, bonecos de pelúcia, preenchidos de significados ligados à cultura brasileira, o folclore. 


Desconfortáveis, Irmãos Campana

Por hoje é isso pessoal, se vocês quiserem ficar ainda mais por dentro do design contemporâneo te indicamos um documentário da Netflix Abstract – The Art of Design. Esse documentário conta histórias de diversos profissionais, arquitetos, designers, ilustradores, que mostram de onde vem as suas inspirações para as suas criações. Esperamos que gostem, até a próxima semana pessoal!





FONTES:
http://designsemsobrenome.blogspot.com.br/2014/06/shigeo-fukuda.html?m=1
http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/7_posmodern.htm
https://entrelinhadesign.wordpress.com/2011/08/25/modernismo-x-pos-modernismo-design-contemporaneo/o
http://www.montenapoleone.com.br/designers/shiro-kuramata/88
https://www.metmuseum.org/toah/works-of-art/1988.186/
http://obviousmag.org/archives/2012/06/os_irmaos_campana_e_a_reinvencao_do_design.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário