segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Pop Art - O poder do consumismo




Olá pessoal! hoje o Plus D ira mostrar dois movimentos muito importantes na história, a Pop Art e o Pós Guerra.

Após a segunda guerra mundial o plano tinha como objetivo principal possibilitar a reconstrução dos países capitalistas e com isso o consumo era por opção é não por necessidade, assim começaram a vir muitos produtos descartáveis. O uso de metais se fez presente assim como o uso da tecnologia high-tech, para assim mudar o visual dos produtos e vender mais.


Após  o final da segunda guerra mundial, as indústrias norte americanas começaram a se reestruturar, e o governo começou a dar incentivos para aumentar o poder de compras. As consequências disso foram um consumo exagerado. É nesse contexto que surge a Pop Art.
Esse movimento artístico do pós-guerra  emergiu entre as décadas 50 e 60. Nasceu na Inglaterra, mas popularizou-se no EUA.  Um grupo formado por jovens artistas e críticos, denominados Independent Group, foi o percursor da Pop Art em 1952, com propósitos de desafiar idéias aceitas sobre a arte moderna. O dadaísmo e os ready-mades de Duchamp influenciaram a Pop Art.
Com o objetivo da crítica irônica do consumismo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes produzia o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol.
Agora vamos Destacar os artistas expoentes da Pop Art:
Andy Warhol (1927-1987)  foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento Pop Art. Criador de produtos reproduzidos serialmente com variações de cores e usando sobretudo a técnica de serigrafia, a impessoalidade  se destaca nos objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro. Além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn MonroeLiz TaylorMichael JacksonElvis PresleyPeléChe GuevaraBrigitte Bardot e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa.
          Resultado de imagem para Pop Art 60s     

Roy Lichtenstein (1923-1997) em seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características das histórias em quadrinhos e dos anúncios comerciais, e reproduziu a mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, por exemplo, uma técnica pontilista para simular os pontos reticulados das historietas. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.

bedroom-in-arles-lichtenstein
Bedroom In Ales – Lichtenstein

Wayne Thiebaud (1920) Seu estilo realista e o tema do cotidiano estão associados à Pop art, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da Califórnia onde vive e trabalha.

Resultado de imagem para What’s on the menu? Wayne Thiebaud’s Clown Cones (detail), 2000
What’s on the menu? Wayne Thiebaud’s Clown Cones (detail), 2000
Por fim se você quiser saber um pouco sobre a Pop Art no Brasil, nós te indicamos o documentário "Glauco do Brasil" que retrata a trajetória de vida, a obra e a carreira do pintor gaúcho Glauco Rodrigues, considerado um dos principais pintores do pop art latino, de acordo com críticos, artistas e teóricos. Retratado a partir de entrevistas, arquivos e imagens vivenciadas e inspiradas por Rodrigues, o documentário funciona como um retrato intimista de um dos maiores artistas gráficos da história brasileira. 

Até a próxima semana pessoal!
Fontes e Imagens:
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/pop-art/https://partedocontexto.wordpress.com/2010/11/02/pop-art-e-a-sociedade-de-consumo/http://www.catarticos.com.br/doce/andy-warhol-e-marilyn-monroe/
https://www.moma.org/calendar/exhibitions/1517?locale=pthttps://i.pinimg.com/originals/25/30/f8/2530f86d3ada2dfb689e377051d74f58.jpg
http://www.pinturasemtela.com.br/roy-lichtenstein-pintor-da-pop-art/
http://arteref.com/diversos/os-5-principais-artistas-que-fizeram-o-pop-art-dos-anos-1960/
http://www.telegraph.co.uk/art/artists/lasting-taste-life-still-sweet-wayne-thiebaud-96/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-242177/



Nenhum comentário:

Postar um comentário