segunda-feira, 25 de setembro de 2017

International style e a Escola de ULM

Olá pessoal! Como tem passado? Depois de uma semana sem posts voltamos ao normal, uma pequena pausa sempre faz bem, não concordam?
Hoje vamos falar dos principais expoentes relacionados ao International Style e a Escola de Ulm, espero dar um Plus no conhecimento de vocês!

Cartaz International style 


International style

O International style teve sua origem dentro da arquitetura, por ter esse nome sendo utilizado para identificar de certa forma a arquitetura funcionalista, a sua inspiração racionalista e funcionalista já vem lá de trás dos 20 anos.

Muitos confundem o International style com a Arquitetura Moderna, mas em termos a Arquitetura Moderna abrange mais épocas que o International style sendo bem maior, mas confundir as duas é bem fácil, por terem em alguns pontos as mesmas inspirações.

O nome International style deve-se a Henry-Russell Hitchcock, um dos mais importantes historiadores da arquitetura americana do seu tempo, a cunhagem da expressão Estilo Internacional, usado pela primeira vez no seu livro Modern Architecture. Romanticism and Regionalism em 1929. A sua intenção, na época, era apenas dar nome a um determinado estilo de arquitetura europeia dos anos 1920, mas como vimos se tornou mais que isso não é?

Duas coisas foram muito importantes para difundir o International style foi o evento da Exposição Werkbund em Stutgart, de 1927 e no mesmo ano a Exposição Internacional de Arquitetura Moderna no Museum of Modern Art (MoMA) de Nova Iorque que também contribuiu para a divulgação do movimento, assim tornando-o uma das tendências dominantes da arquitetura do século XX.

Escola de ULM

Ela foi uma sucessora da Bauhaus nos seus métodos de ensino, nas disciplinas lecionadas, ideais políticos e por também acreditar que o design tinha um importante papel social a desempenhar.
A Hochschule für Gestaltung Ulm ou Escola de ULM foi fundada em 1953 por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher, Max Bill, entre outros.

Umas das coisas que deu grande destaque para a Escola de ULM foi desenvolver vários projetos em parceria com a indústria, algumas de grande porte — como com a empresa de eletrodomésticos Braun.

Cartaz de Herbert Lindinger, 1963.

Cartaz de Stefan May, 1963/64.

Alguns preferem ver no trabalho de Otl Aicher um refinado funcionalismo estrutural; contudo, o design praticado no âmbito de Ulm pecou por um rigor exagerado, aliado a uma estética pseudo-racional e estéril, desprovida de garra e de emoção, para nem falar de paixão. Bom acho que talvez tido um exagero nesse lado totalmente racional nos trabalhos de Otl Aicher, mas acredito que sua contribuição para o Design não perde importância por causa disso.


Bom esse seria o post da semana, para complementar o finalizar o post, pude observar quer os dois movimentos tem aspecto bastante característico de serem bem funcionais e racionais, se houver interesse de se aprofundar não deixe de dar uma pesquisada! Garanto que vale a pena! Até semana que vem!

Fontes e imagens:
http://knoow.net/arteseletras/design/international-style/
http://www.tipografos.net/bauhaus/hfg.html

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