domingo, 20 de agosto de 2017

Construtivismo e o De Stijl


Rodchenko. Cartaz sobre o direito das mulheres ao trabalho, c.1925


Olá, hoje o PlusD vai falar um pouco sobre o construtivismo e o De Stijl espero que gostem pois, o conteúdo está bem interressante!

Vamo lá, começando pelo Constrututivismo, ele surgiu um pouco depois da Revolução Soviética, sua principal base seria que, pinturas, esculturas entre outros tipos de representações, seriam algo mais próximo da arquitutera, no sentido de ser somente um processo, e que deveria ser tratado como o produto de uma fábrica, e a liberdade artistica deveria ser deixada de lado, isso é um tanto quanto radical, não acham? Se privar de algo mais poético mesmo que dentro do design na minha opnião limita bastante a criatividade.

Alguns expoentes importantes desse movimento surgiram na Rússia, El Lissitski, Alexander Rodchenko e os irmãos Vladimir e Georgy Stenberg estavam entre eles.

http://www.abcdesign.com.br/os-cartazes-russos-e-a-comunicacao-com-as-massas/
El Lissitsky, sem dúvida, foi o grande maestro da propaganda russa, atuando tanto na parte gráfica quanto de textos. Ele atuou na área do design gráfico, principalmente, na produção de livros e cartazes e também na área do design tridimensional, além de trabalhar como pintor. Junto com o poeta Maiakovski, desenvolveu uma nova estratégia de comunicação, na qual a tipografia era um dos principais valores. El Lissitski desenvolveu importantes trabalhos gráficos utilizando colagens e uma aprimorada técnica de fotomontagem, mesclada a uma estética tipográfica renovada
Rodchenko pregava a produção de peças simples, com mensagens muito claras, visto que a maioria das pessoas que viam a obra, principalmente os cartazes, eram analfabetas. Por isso, ele valorizava a tipografia, utilizando tipos sem serifa e em grande dimensão, os quais junto com elementos da fotomontagem tornavam seus trabalhos gráficos um encontro entre sinais, imagens e significados, que ao mesmo tempo, se convertiam em algo atrativo. Provavelmente, Maiakovski foi um dos primeiros redatores publicitários, uma vez que somente por volta dos anos de 1950 surgiria nos Estados Unidos o “copywriter” – profissional responsável pela produção de textos e slogans dentro das agências de publicidades. 


http://www.abcdesign.com.br/os-cartazes-russos-e-a-comunicacao-com-as-massas/
Os irmãos Vladimir e Georgy Stenberg não tiveram o status de El Lissitski e Rodchenko. A produção dos dois, entretanto, justifica a colocação deles em um local de extrema importância na produção de cartazes políticos russos. Eles possuíam experiência na produção cenográfica para teatros, meio no qual também trabalharam El Lissitski e Rodchenko. A grande contribuição estética dos irmãos está no fato de que, diferente de outros designers gráficos do construtivismo, eles não trabalhavam com a fotografia, mas utilizavam as fotografias e os fotogramas cinematográficos como referência para seu trabalho. Batizado de “realismo mágico”, essa técnica se baseava na ilusão tridimensional.

Todos eles tiveram um destaque fundamental no construtivismo fazendo trabalhos exelentes mesmo deixando de lado a parte mais artistica e sendo mais metódicos.

Nosso próximo assunto de hoje é o De Stijl que seria uma revista publicada por Piet Mondrian juntamente com Theo Van Doesburg, basicamente esta revista debatia temas relacionados ao Neoplasticismo, que em resumo se tratava de representar objetos de forma extramamente resumida chegando praticamente ao abstrato, apenas com linhas retas, retângulos, as cores azul, amarelo, vermelho, tons de cinza e também preto e branco. Além disso, equilíbrio e harmonia e sem o uso de simetria. Também discutiam o que seria a arte em si, questionando a própria forma da coisas e suas cores.

https://br.pinterest.com/pin/479563060306656345/

A essência do design De Stjil era a mesma, mas essas regras nem sempre eram respeitadas, mas os elementos composicionais definiram um estilo que prosseguiu até muito depois da saída de Mondrian do grupo, em 1923.

Muitos dos princípios do neoplasticismo foram assimilados da arquitetura modernista da virada do século XIX para o XX, na qual se enquadram os projetos de Le Corbusier e da Escola Bauhaus. Além de Doesburg e Mondrian, outro grande pintor desse seguimento artístico foi Bart van der Leck. Na escultura, o movimento teve o emblemático Georges Vantongeloo, que transpôs para figuras tridimensionais o concento neoplasticista.

Os dois estilos são extremamente geométricos tanto o Construtivismo quanto o  De Stjil, a similaridade é evidente em alguns pontos, porém um focado na indústria no caso o  Construtivismo e o outro focado no estudo da arte suas formas e cores. Ambos geraram estudos com resultados muito interessantes pricipalmente De Stjil por levar a formas a um extremo.






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