segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A nova era - Revolução Industrial


A nova era - Revolução Industrial

Olá, pessoal, aqui é o grupo Plus D, neste primeiro post, vamos falar sobre o Design, no Século XIX, então vamos embarcar neste mundo tão vasto e lindo, que é o Mundo do Design, espero que gostem, então vamos lá.

A Revolução Industrial, que foi a alavanca principal para o Design crescer e ganhar o mundo.  O destaque deste período foi o estilo Vitoriano.

Criado pela rainha Vitória (1837-1907), da Grã Bretanha, o estilo influenciou, objetos, móveis, roupas, tecidos, gráfica, arquitetura, paisagismo e Design de Interiores. Este estilo durou um século, abrangendo vários continentes.


William Morris
William Morris
John Ruskin
                             





















Os ensaios de John Ruskin sobre arte e arquitetura foram extremamente influentes na era Vitoriana, repercutindo até hoje, junto com William Morris que foi um designer têxtil, com uma empresa que influenciou de forma profunda a decoração de interiores durante a era vitoriana, que se chamava Morris & Co.

Todos eles proclamaram a importância da relação entre arquitetura e design que existia na cultura clássica greco-romana e medieval. Este saudosismo de tempos passados era parte da cultura romântica da época, mas também revelava o medo do presente e do futuro cada vez mais tomado pelas máquinas de ferro.


  


O gosto vitoriano cresceu no coração da burguesia britânica do século XIX. Na arquitetura, na decoração, no paisagismo e nas artes gráficas e nos objetos predominaram as formas orgânicas estilizadas de linhas marcadas e os arabescos com decoração austera e volumes geométricos.


Fonte: 

https://historiadesign.wordpress.com/2008/11/24/o-design-grafico/


Imagens:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8a/William_Morris_age_53.jpg/1200px-William_Morris_age_53.jpg

http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Re/415/285.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_vitoriana#/media/File:Hippodrama.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/John_Ruskin_1863.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário